quinta-feira, 8 de abril de 2010

Comitês comemoram 10 anos de criação

Neste ano, três Comitês de Bacias Hidrográficas mineiros completam dez anos de existência. Os CBHs dos Afluentes Mineiros dos Rios Mogi-Guaçu/Pardo, do Rio Piracicaba e do Rio Araçuaí têm muito a comemorar.Ao longo de uma década, conseguiram elaborar seus Planos Diretores, receberam recursos do Governo a fim de estruturar suas sedes e, o mais importante, conquistaram a credibilidade e a confiança da população. Os CBHs foram homenageados na cerimônia de encerramento da Semana da Água 2010.
De acordo com o presidente do CBH Araçuaí, Wagner Vicente Rodrigues de Almeida, os quatro primeiros anos do comitê não renderam muitos frutos. “Naquela época, os integrantes entravam e saíam, não conseguiam compreender a importância do CBH”, recorda. Hoje, a situação é diferente. “Estamos com nosso Plano Diretor em construção, em fase de consulta pública. Recebemos recursos do Proágua Semiárido para investirmos na bacia e formamos uma equipe técnica bastante competente. Somos 48 membros, sendo 24 titulares e 24 suplentes”, comemora.
Já o CBH Piracicaba, composto por 36 titulares e 36 suplentes, conseguiu, ao longo desta primeira década, desenvolver o Plano Diretor, fazer o cadastro da população para a realização da cobrança pelo uso dos recursos hídricos e está revisando o enquadramento da bacia. Além disso, neste ano, foi lançado o site do comitê (http://www.cbhpiracicaba.org.br/) por meio do qual as pessoas podem conferir as ações do CBH.
Para o presidente do CBH Afluentes Mineiros dos Rios Mogi-Guaçu/Pardo, Antônio Carlos Sales, que faz parte do comitê desde sua criação, a elaboração do Plano Diretor das bacias, que terá sua última consulta pública no dia 16 de abril, para então ser instituída a cobrança pelo uso da água, é a maior conquista da década de trabalho. “Esse plano irá nortear nossa ação e dar condições para fazermos a cobrança. Durante a consulta, fecharemos o diagnóstico das 28 cidades que compõem o comitê”, explica.
Fonte: Ascom / Sisema
Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário