segunda-feira, 26 de abril de 2010

Reuniões públicas discutem obras do PROAGUA no Norte de Minas

O Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) promove a partir do dia 27 de abril, reuniões públicas nos quatro municípios do Norte de Minas beneficiados pela nova etapa do Programa Nacional de Desenvolvimento dos Recursos Hídricos (Proágua Nacional). O primeiro encontro será realizado em Januária, no dia 27, seguido dos municípios de Janaúba, no dia 28, Mato Verde, no dia 29, e Rio Pardo de Minas, no dia 30.
De acordo com o coordenador da Unidade Estadual de Gerenciamento do Proágua em Minas Gerais (UEGP/MG), Antônio Eustáquio Oliver, os encontros são fundamentais por garantir a efetiva participação das comunidades no processo de implementação do programa. No encontro, os participantes conhecerão detalhes das ações que visam melhorar a qualidade de vida da população beneficiada, reduzindo as desigualdades socioeconômicas produzidas pela seca e pela escassez de água.
O Proágua é executado, em Minas Gerais, pelo Igam, e promoverá a ampliação ou implantação de sistemas de abastecimento de água tratada nas sedes e localidades rurais dos quatro municípios contemplados pelo programa, totalizando 63 comunidades e cerca de 130 mil pessoas beneficiadas. Serão investidos cerca de R$ 30 milhões dos Governos Federal e Estadual.
Os convênios do Proágua Nacional foram firmados entre o Governo de Minas, por meio do Igam, e o Governo Federal, por meio da Agência Nacional das Águas e do Ministério da Integração Nacional. O programa conta, ainda, com o apoio da Superintendência Regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Norte de Minas, da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) e sua subdisiária Copanor, da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e do Instituto Estadual de Florestas (IEF).

Proágua
O Proágua Nacional é um programa do Governo Federal que tem como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população atendida, especialmente, nas regiões menos desenvolvidas do País. “O programa originou-se da bem sucedida experiência do Proágua Semi-Árido e hoje, em Minas, transformou-se em um Projeto Associado, inserido no Plano Plurianual de Ação Governamental” explica Oliver. O Programa recebe recursos federais do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e estaduais do Fundo de Recuperação, Proteção e Desenvolvimento Sustentável das Bacias Hidrográficas do Estado de Minas Gerais (FHIDRO)
O programa tem como objetivo estratégico aprimorar a gestão de bacias hidrográficas visando à disponibilidade e a qualidade da água e a redução dos conflitos pelo seu uso. “As ações do Proágua não se resumem a obras, abrangem também as áreas da saúde, da educação, além dos aspectos ambientais, sociais e econômicos”, ressalta Oliver. Para isso, o programa conta com a cooperação técnica das Secretarias do Estado e Municipais de Educação e de Saúde, por meio dos Núcleos de Gestão Ambiental (NGAs).

Serviço
Reuniões Públicas – Proágua Nacional

JANUÁRIA
DATA: 27/04/2010HORÁRIO: 08h30LOCAL: SESC Pousada de Januária. Av. Aeroporto, nº250, bairro Aeroporto.

JANAÚBA
DATA: 28/04/2010HORÁRIO: 08h30LOCAL: Superintendência de Ensino. Rua João XXIII, nº 142, bairro São Gonçalo

MATO VERDE
DATA: 29/04/2010HORÁRIO: 14hLOCAL: Centro de Geração de Renda. Praça Cristiano Barbosa de Souza, s/n, bairro São Bento

RIO PARDO DE MINAS
DATA: 30/04/2010HORÁRIO: 08h30LOCAL: Casa da Cultura. Praça Doutor José Cantídio de Freitas, Centro (ao lado do mercado municipal).

Fonte: Ascom
Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário