quinta-feira, 25 de março de 2010

Seminário e cerimônia na Cidade Administrativa marcam a Semana da Água 2010

O Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) comemora, entre os dias 22 e 24 de março, a Semana da Água, com diversas atividades programadas para três dias de eventos. O encerramento da Semana da Água acontece no dia 24 de março, às 15h, na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, em Belo Horizonte.
As comemorações começam no dia 22 de março com um debate público sobre agência reguladora e qualidade das águas. O debate pretende difundir informações, promover a troca de ideias e subsidiar a elaboração de políticas públicas. Na ocasião serão expostos e debatidos os planos e estratégias da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae/MG), além da coleta de novos elementos para melhor subsidiar as ações da Agência. O debate acontece na Ouvidoria Ambiental, à avenida Amazonas, nº 91, 3º andar, Centro, em Belo Horizonte, às 16h30. O encontro é promovido pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e pela Diretoria de Gestão Participativa da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).
No dia 23 de março, experiências internacionais serão apresentadas no “Seminário Internacional Gestão de Recursos Hídricos em Ambientes Urbanos e Rurais”, que acontece no auditório do Crea, na avenida Álvares Cabral, nº 1600, bairro Santo Agostinho, em Belo Horizonte, a partir das 8h30.
A abertura do Seminário contará com a participação do coordenador internacional do Projeto Switch, Kala Vairavamoorthy, que apresentará os projetos desenvolvidos apoiados pela organização na gestão de recursos hídricos em ambientes urbanos. Switch é a sigla em inglês para Sustainable Water Management Improves Tomorrows Citiess Health (Gestão Sustentável das Águas para a Saúde das Cidades do Futuro) e é composto por 32 instituições de 15 países, dentre as quais a Prefeitura de Belo Horizonte e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O projeto teve início em 2006 e recebe financiamento da União Europeia.
Ainda voltado para a gestão de recursos hídricos em ambientes urbanos, a diretora de Regulação Metropolitana da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte, Maria Elisa Braz, abordará o trabalho que vem sendo desenvolvido na capital mineira. A Agência é uma autarquia vinculada a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Sedru) e ao Conselho de Desenvolvimento Metropolitano. É responsável pelo planejamento, assessoramento e apoio técnico aos 34 municípios da RMBH e dos 14 que sofrem influência direta da capital.
À tarde, serão abordadas experiências na gestão ambiental em áreas rurais. O professor de Engenharia de Recursos Hídricos, Darrel Martin, do Departamento de Engenharia de Sistemas Biológicos da Universidade de Nebraska (EUA) apresentará a experiência desenvolvida no estado norte-americano em irrigação de áreas com escassez hídrica. Às 16 horas, o representante da Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem (Abid), Antônio Alfredo Teixeira Mendes, apresentará ações desenvolvidas no Brasil.
As inscrições para o Seminário Internacional podem ser feitas pela internet no endereço http://www.igam.mg.gov.br/
Mapa de Qualidade das Águas
No dia 24 de março, acontece reunião do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH) e o lançamento do Mapa da Qualidade das águas 2009, na Cidade Administrativa, edifício Minas, 2º andar, às 9h.
Diversas deliberações normativas relativas à gestão dos recursos hídricos serão votadas durante a reunião do Conselho, além da apresentação do relatório de atividades do Comitê de Bacia Mogi/Pardo e do balanço das atividades do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) no período 2007-2009 e perspectivas para 2010. Na reunião será criado também um grupo técnico para elaboração do Relatório Anual de Atividades dos comitês.
Outra apresentação importante durante a reunião será o Mapa da Qualidade das Águas de Minas Gerais, uma importante ferramenta para orientar os investimentos públicos na gestão dos recursos hídricos. O Mapa é o resultado do programa de monitoramento das águas superficiais, realizado a partir da coleta trimestral nas oito principais bacias do Estado. Segundo a diretora-geral do Igam, Cleide Izabel Pedrosa de Melo, o estudo fornece subsídios para o planejamento do uso da água, para estabelecer metas de qualidade, e ainda para orientar as ações de fiscalização nos locais onde há maior contaminação.
Para analisar a qualidade das águas em Minas, o Igam avalia dois indicadores: Índice de Qualidade das Águas (IQA), que reflete a poluição em decorrência da matéria orgânica e fecal, sólidos e nutrientes, e o indicador de Contaminação por Tóxicos (CT), que se refere à contaminação por substâncias tóxicas como chumbo, nitrogênio e fenóis. As amostras de água para análise são coletadas trimestralmente em 353 pontos de monitoramento, distribuídos em todo o Estado.
O encerramento da Semana da Água acontece no dia 24 de março, às 15h, na Cidade Administrativa.

Fonte: Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário